quarta-feira, 5 de novembro de 2014

SÓ ÁGUA

.

Hoje, tomei conhecimento, através da crónica do professor Carlos Fiolhais no "Público", da publicação no "Diário da República" duma portaria, com assinaturas do Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Saúde e do Secretário de Estado do Ensino Superior, que confere legitimidade terapêutica à homeopatia. O primeiro governante é médico, acho que hematologista clínico, o segundo é engenheiro químico-industrial, e a homeopatia é uma trampa charlatanesca, para usar um adjectivo brasileiro apropriado à matéria.
É difícil explicar o que é a homeopatia pela mesma razão que é difícil explicar o nada. São ideias filosóficas vazias, cuja existência se limita às palavras que gastam—não há conceito por trás. A homeopatia assenta na crença ou fé—não é mais do que isso—de que as moléculas deixam na água uma pegada resistente à diluição até limites impensáveis. Chamam a isso memória da água, que permite usar em terapêutica substâncias tóxicas cujo efeito deletério será anulado pela diluição, persistindo—por razões que só Deus sabe—a putativa acção curativa. 
Em 1988, o professor francês Jacques Benveniste publicou na conceituada revista científica "Nature" um artigo onde descrevia o efeito de uma substância qualquer sobre glóbulos brancos do sangue depois de diluições sucessivas até ao impensável, equivalente a várias piscinas olímpicas. Ninguém conseguiu reproduzir tal fenómeno e veio a verificar-se que havia batota na manipulação dos produtos no laboratório de Benveniste—um fiasco.
Mas a homeopatia é como o comunismo, a astrologia e o XIX Governo Constitucional—resiste a tudo. Em França, está bem e recomenda-se, a avaliar pelo número de "farmácias" de produtos homeopáticos. E em Portugal acaba de ter reconhecida a sua legitimidade terapêutica por gente do Governo com formação científica. Óh égua!...  
.

Sem comentários:

Enviar um comentário